O que é a sangria e marca de corte?

sangria e marca de corte

Sangria e marca de corte? Você já ouviu falar sobre isso? Sabe o que significa e para que servem? Não se preocupe, nós vamos te explicar!

A verdade é que muitas empresas possuem dúvidas na hora de enviar o fechamento de um arquivo para a gráfica realizar a impressão. Portanto, entendendo a necessidade desse tema, nós, da Âmago, criamos este artigo com o intuito de esclarecer, de uma vez por todas, as suas dúvidas.

Então, se você ficou interessado nesse assunto, continue a leitura desse post e descubra mais sobre a sangria e a marca de corte.

O que é a sangria?

A sangria representa uma área de segurança localizada em volta da arte e fora das áreas de corte. Essa extrapolação do local impresso, na maioria das vezes, fica entre 3 a 5mm para cada lado. O intuito dela é garantir que não haja nenhum tipo de falha no refile ou filetes brancos à mostra na embalagem.

Sua nomenclatura deve-se ao fato da imagem estender para além das margens originais do documento. Por esse motivo, existe a referência de “sangrar”, visando reforçar a ideia da tinta ultrapassar as bordas da página.

O que é a marca de corte?

Por outro lado, a marca de corte é uma ferramenta que serve como indicador para determinar aonde as medidas da sua arte devem terminar. Ou seja, a região aonde o papel será cortado, elas podem ser vistas ao redor da prancheta de trabalho, contudo, não afetam a área impressa.

Apesar disso, para indicar onde será o refile, as marcas de corte são gravadas nas chapas de impressão com um registro preto. Contudo, mesmo realizada como uma função essencial, você deve estar atento para utilizar essa marcação assim como sangria.

Afinal, usar uma delas não significa que a outra será, por qualquer razão, substituída pela outra.

Escolha bem quem fará a arte

A escolha do profissional que fará a sangria é muito importante para o resultado final do produto. Ou seja, quando o trabalho não é bem-sucedido, o material impresso poderá apresentar algumas imperfeições, como por exemplo, as áreas em branco.

Isso poderá prejudicar a estética visual do produto final e, assim, aquilo que antes era um investimento, hoje se tornou prejuízo. Ao contrário, quando esse processo é realizado por uma empresa que tenha experiência no ramo, os resultados serão muito positivos!

Os benefícios dessa escolha poderão fazer com que a sua empresa se diferencie da concorrência e, além disso, agregue valor aos produtos.

Dessa forma, esteja atento a este processo, conheça o portfólio do profissional que realizará este serviço para a sua empresa.

Agora que você aprendeu tudo sobre esse tema, coloque em prática o que você aprendeu hoje mesmo!

Gostou desse artigo? Então não deixe acompanhar o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades da indústria gráfica.

A Gráfica Âmago atua nesse segmento e tem o objetivo de ajudar empresas que desejam formar parcerias duradouras com bons fornecedores de embalagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.