Como a escala Pantone é utilizada na impressão gráfica?

escala pantone

Você já ouviu falar da escala Pantone? Sabe qual a importância dela no processo de impressão gráfica? Se você respondeu “não” para algumas dessas perguntas, o nosso time da Âmago criou este artigo para te ajudar a entender melhor sobre esse assunto.

Antes de mais nada, como o próprio nome diz, essa escala foi criada pela empresa Pantone Inc. com sede em New Jersey, Estados Unidos. Ela é responsável por ditar a cor do ano e influencia diretamente a indústria gráfica e também os setores têxtis, tintas, plásticos e muitos outros. Nesse artigo, vamos falar sobre como a escala Pantone afeta a indústria gráfica além de todo o processo de impressão e criação de embalagem. Acompanhe.

Inovação

A escala Pantone trouxe uma grande inovação para a indústria gráfica. Afinal, ela é fruto de muitos anos de estudo onde foi criado um sistema numérico para identificar as cores. Assim, a ela facilitou o reconhecimento das cores de alto nível de regularidade, bem como, tornou mais clara a transmissão da mensagem daquela cor.

Além disso, houve uma padronização em cada cor, ajudando na comunicação e definição de cores à seguir no processo de impressão. Isso traz uma referência para o impressor e consequentemente, reduz as chances de erros, as chances da impressão sair em outra tonalidade.

Escala Pantone x Sistema CMYK

Sabemos que muitas pessoas acabam confusas em relação as diferenças entre a escala Pantone e o sistema de cores CMYK. A grande diferença é que este último é composto por uma sequência de cores, que são utilizadas em impressões de sistemas em quadricromia. As quatro cores desse sistema são: Ciano, Magenta, Amarelo e Preto.

Dessa forma, se você deseja criar outras nuances de cores através desse sistema, você deve misturar essas quatro cores. Principalmente quando a impressão possui imagem, utiliza-se o sistema CMYK.

Por outro lado, são mais de 1000 cores de Pantones diferentes, todas prontas para a impressão. Normalmente utiliza-se em cores mais chapadas e com o intuito de ser 100% fiel a cor desejada. Com a cromia (CMYK) até é possível simular as cores pantones, chegar próximo à elas, mas somente a cor pantone será 100% fiel na impressão.

Como usar Pantone na impressão gráfica?

Para realizar o processo de impressão gráfica usando essa escala, você deve encontrar a numeração que corresponde a cor desejada. Em seguida, utilize a impressão offset para manter a qualidade das cores e tons.

A escala Pantone é ideal para casos onde você precisa trabalhar com uma ou mais cores especiais, que não serão 100% representas pelo sistema CMYK. Além disso, você pode utilizar essa escala ao trabalhar com cores fluorescentes ou metalizadas. Ainda mais quando a marca deseja manter o padrão de cores e criar a sua identidade visual. Dessa maneira é possível sempre manter as mesmas tonalidades em suas embalagens.

Assim, as cores Pantone trazem maior qualidade na impressão do seu material. Afinal, com ela você pode utilizar uma única cor para chegar em um resultado que seria necessário misturar as quatro cores do sistema CMYK.

Por fim, ela é ideal para você que deseja melhorar a qualidade de impressão das suas embalagens e padronizar suas cores.  

Agora que você aprendeu mais sobre a escala Pantone, que tal começar a pensar em como utilizar essa ferramenta para tornar suas embalagens mais irresistíveis aos seus clientes?

Se você gostou desse artigo, acompanhe o nosso blog. Por lá nós compartilhamos todas as novidades desse universo de impressão para que você possa criar embalagens com uma qualidade cada vez maior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.