Conheças as diferenças de RGB e CMYK e qual usar para embalagens

RGB e CMYK

Você já ouviu falar de RGB e CMYK? Sabe qual sistema devemos usar nas artes de embalagens?

Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, construir uma embalagem não é tão fácil quanto parece. É preciso pensar e pesquisar bastante para se criar uma embalagem inovadora e que, além disso, se destaque em um mercado superconcorrido.

Por esse motivo, nós, da Âmago, preparamos este artigo para te ajudar a entender tudo sobre RGB e CMYK e saber como montar sua arte da maneira correta, poupando problemas futuros. Portanto, leia o artigo até o final!

O que significa RGB e CMYK?

Em primeiro lugar, talvez você não saiba o que é RGB e CMYK, ambos são padrões de cores muito utilizados em aparelhos eletrônicos e materiais gráficos. Com isso, o RGB e o CMYK não possuem nenhuma vantagem ou desvantagem entre si, são utilizados em ambientes diferentes com objetivos diferentes.

Em contrapartida, eles possuem diferenças que podem ser decisivas para a fabricação da embalagem. Porém, antes de mais nada, vamos explicar o que significam essas palavras.

RGB

O padrão RGB possui esse nome por causa das iniciais das cores que o formam, ou seja, R de Red (vermelho), G de Green (verde) e B de Blue (azul).

Este padrão é utilizado na exibição de monitores de computador, bem como, televisores em geral. Ou seja, não é recomendado em materiais impressos. É muito utilizado por empresas em que seus serviços são apenas digitais, de exibição digital, em telas de computador, celular, etc.

CMYK

O padrão CMYK possui esse nome pelo mesmo motivo do RGB, as iniciais das cores que formam ele, ou seja, C de Cian (ciano), M de Magen (magenta), Y de Yellow (amarelo) e K de Black (preto). No caso da cor preta, é utilizado a última letra para que não usar o B e acabar confundindo com Blue (azul).

Este padrão é formado pelas quatro cores primárias que ao serem misturadas, dão origem a cores ilimitadas. Por isso, o CMYK é o mais utilizado para fazer impressões.

Além disso, este padrão permite a impressão de imagens ao invés de apenas artes com cores chapadas.

RGB e CMYK na produção gráfica

Conforme falamos acima, existem diferenças entre os dois padrões de cores, RGB e CMYK e lugares certos a serem utilizados. No processo de impressão gráfica, deve-se sempre usar o padrão de cor CMYK em todas as artes que for produzir.

Ao criar a arte da embalagem que será impressa, é preciso se atentar a essa padrão para que não tenha nenhuma variação e a embalagem acabe saindo de maneira diferente do desejado.

Este padrão é utilizado na impressão offset. Por exemplo, se na arte desenvolvida, misturássemos as cores que formam o padrão CYMK, é possível criar diferentes cores. Vale ressaltar que além das cores CYMK, a impressão offset também utiliza cores pantones, mas isso é assunto para outro texto 😄.

Agora que você entendeu a diferença sobre os padrões RGB e CMYK, busque uma parceria que possa suprir a sua necessidade, sem deixar a qualidade de lado!

Você gostou de ler este artigo? Então, acesse o nosso blog e acompanhe as nossas postagens semanais para ficar por dentro de todas as novidades para criar embalagens que aumentem as vendas da sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.