O que faz um designer gráfico de embalagens?

designer gráfico de embalagens

Você sabe o que faz um designer gráfico de embalagens? Qual o seu papel e sua importância nessa indústria e, principalmente, para a sua empresa?

Existem algumas dúvidas sobre a atuação desse profissional por parte das empresas e, por isso, a Âmago criou este conteúdo. O nosso objetivo é esclarecer todas as dúvidas sobre esse tema para que você saiba quando contratar um designer gráfico de embalagens.

Ficou interessado? Então, leia esse artigo até o final e conheça mais sobre esse profissional!

O que é esse profissional?

O designer gráfico de embalagens é responsável por desenvolver embalagens que comunicam rapidamente seu objetivo. Ou seja, elas devem dizer o que o produto é, para que pode ser usado e o que o diferencia dos outros. A criação de um design de embalagem bem-sucedido é muito mais do que apenas criar um visual bonito. Esse profissional tem que criar algo que não apenas atraia os consumidores, mas também seja funcional e seja capaz de proteger o produto.

Normalmente as empresas optam por duas formas de trabalho. Algumas contratam um designer para trabalhar dentro da empresa e outras terceirizam esse serviço, trabalhando em conjunto com agências de publicidade.

De qualquer forma, o designer gráfico de embalagens desenvolve tanto o desenho de faca da embalagem de acordo com o tamanho do produto, quanto a arte. Esse arquivo que a empresa enviará para as gráficas produzirem as embalagens.

Além disso, o designer gráfico de embalagem deve trabalhar em estreita colaboração com a equipe de marketing das empresas. Assim, é possível garantir que o design cumpra com as metas da marca. Ele também deve se certificar de que as cores, formas e fontes utilizadas na embalagem correspondam às diretrizes da marca. Da mesma forma, é sua responsabilidade que todas as informações necessárias sejam exibidas de maneira clara e compreensível.

Qual a sua importância para a indústria gráfica?

Ter uma boa embalagem é mais do que simplesmente um modo de envolver o seu produto. Uma embalagem bem projetada pode fazer com que os compradores tenham uma melhor experiência de compra e conectem-se com sua marca de maneira mais significativa. Essa é a tarefa do designer gráfico de embalagem.

Esse profissional é responsável por criar embalagens que se destacam entre os seus concorrentes. Eles devem criar embalagens que tenham aparência atraente e que sejam capazes de prender a atenção dos consumidores, mesmo quando em meio a outras embalagens.

Este profissional também deve ser criativo e ter boa compreensão de como as cores, formas, fontes e outros elementos visuais afetam a percepção do consumidor. Da mesma forma, eles também devem ter conhecimento sobre como os materiais usados podem afetar a qualidade e a funcionalidade da embalagem.

O designer gráfico de embalagem desempenha um papel vital na criação de produtos de embalagens de sucesso. Sua habilidade de criar embalagens que se destacam, são funcionais e que refletem a marca é a chave para o sucesso de qualquer embalagem.

Conclusão

Agora que você aprendeu tudo sobre a atuação do designer gráfico de embalagem no mercado, avalie a necessidade de contratar um para a sua empresa.

Gostou desse artigo? Então, não deixe de conferir o nosso blog para ficar por dentro de tudo o que acontece dentro desse universo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.