Você sabe como reter clientes em tempo de crise no mercado? Toda empresa, independente do nicho de atuação atravessa períodos de dificuldade, onde atrair novas pessoas se torna cada vez mais complicado. Assim, é preciso reter os clientes atuais para que o seu negócio se mantenha ativo no mercado.
Por isso, a nossa equipe da Âmago criou este artigo onde será possível atravessar esse momento difícil tendo um bom relacionamento com quem já compra de você. Então, para aprender a reter clientes e continuar vendendo para os seus consumidores atuais, continue a leitura!
Qual a importância da retenção de clientes?
Segundo Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing: “conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”. Nesse sentido, a revista Harvard Business Review diz que reter clientes traz uma economia de até 25 vezes mais do que conquistar um novo. Afinal, os clientes que já possuem o hábito de comprar de você tendem a retornar, caso tenham uma boa experiência. Pensando nisso, conheça agora 3 dicas valiosas de como reter clientes para a sua empresa.
3 dicas para reter clientes em momentos de baixa no mercado
1 – Conheça o seu cliente
Este é o primeiro passo para se reter clientes em uma crise, afinal, nenhuma empresa surge do nada, elas buscam agradar um grupo de pessoas. Por isso, é importante que você busque se relacionar com o seu cliente sempre que possível, assim, você poderá se manter na mente dele.
Além disso, saiba quais são as necessidades de seus clientes atuais em situações difíceis, então, busque gerar valor para ele.
2 – Seja empático
Em momentos de crise, as pessoas ficam muito mais sensíveis do que o normal. Por exemplo, um laboratório veterinário solicitou a compra de 100 embalagens de um medicamento. Cliente a 3 anos, sempre paga em dia. Contudo, houve uma crise neste segmento e esta empresa só conseguiu pagar por 1/3 dos produtos. Será que vale a pena cortar laços com este cliente? Não!
Em momentos difíceis, você deve adaptar os processos da sua empresa para reter os seus clientes e não perder espaço no mercado.
3 – Busque torna-lo mais fiel à sua marca
Muitas empresas utilizam as mais diversas estratégias para manter o cliente fiel a elas. Por exemplo, as lojas de cosméticos oferecem brindes para as suas clientes, dessa forma, é provável que elas voltem a fechar negócio com eles.
Da mesma forma, crie uma alternativa onde o seu cliente se sinta priorizado pela sua empresa, seja oferecendo desconto por conta da recorrência por exemplo. Assim, você irá se diferenciar da concorrência e não perderá espaço no mercado.
4 – Deixe seus produtos atrativos
Independente se estamos passando por crise ou não, é importante manter a qualidade de seus produtos e continuar atraindo. A embalagem é um fator visualmente atrativo se feita com qualidade e com o design correto. Por isso é importante investir numa produção de qualidade e de confiança.
A Âmago atua com criação de embalagens há 30 anos e, o nosso intuito, é te ajudar reter clientes em qualquer momento do mercado através de embalagens personalizadas. Além disso, queremos atravessar com você este período e crescer no seu ramo de atuação.
Aproveite e peça hoje mesmo um orçamento, entre em contato pelos telefones: (19) 3869-1554, WhatsApp: (19) 99602-1887 ou pelo e-mail: contato@graficaamago.com.br para que possamos atender a sua situação em específico.
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