Você já viu o acabamento de relevo seco em alguma embalagem? Provavelmente sim.
Porém, você sabe como usá-lo nas suas embalagens? Se você respondeu “não” a esta pergunta, não precisa se preocupar que nós iremos te ajudar.
Nós, da Âmago, criamos este artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre este o relevo seco. Dessa forma, você conhecerá a melhor forma de utilizá-lo para melhorar a qualidade das suas embalagens.
Portanto, se você se interessou por este assunto, acompanhe a leitura deste artigo e fique por dentro deste acabamento tão utilizado na indústria gráfica!
O que é o relevo seco?
O relevo seco é um tipo de acabamento para materiais impressos onde não utiliza-se tinta. Ele consiste em uma pressão feita pela máquina na papel cartão, utilizando um clichê de zinco que fará o relevo desejado. Além disso, esse acabamento se divide em alto e baixo relevo.
O alto relevo é um tipo de acabamento aplicado no papel através de duas prensas. Uma delas irá fazer o efeito alto relevo (saltado). Em contrapartida, a outra fará o efeito inverso no outro lado do material, ou seja, o baixo relevo.
Por isso, é uma ótima opção para as empresas que desejam dar um toque de sofisticação e elegância nas suas embalagens.
Como é bonito ver aquele detalhe impresso no papel onde a logo, as iniciais ou qualquer outra especificidade que está sensível ao tato.
Como é feito o relevo seco?
A gravação do relevo seco é feita de uma maneira muita parecida com o hot stamping. Contudo, ao contrário dele, o clichê é aplicado no material sem a necessidade de aquecê-lo. A sua aplicação pode ser por meio de chancelas ou adaptando qualquer máquina de pressão manual ou pneumática.
Para utilizar esse tipo de acabamento na sua embalagem, você precisa definir o desenho à utilizar no papel para marcá-lo. Através dele que produzirão os clichês. Lembre-se de tomar os devidos cuidados com as letras e os objetos escolhidos que compõem o desenho, para que ele fique do tamanho ideal.
Quando devo utilizar o relevo seco?
Conforme citado anteriormente, este acabamento é perfeito para criar embalagens sofisticadas e elegantes. Logo, as empresas que o utilizam proporcionam uma experiência de exclusividade e uma ótima experiência tátil ao pegar o embalagem na mão. Por exemplo, se você possui uma marca de cosméticos e deseja oferecer um produto com um toque luxuoso, utilize o relevo seco na embalagem.
Além disso, em alguns casos utilizam-se também o relevo, para fazer o braille da embalagem, que é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. Assim, elas conseguiram ler as informações da embalagem através do acabamento em relevo.
Uma das grandes vantagens do relevo seco é que, por não necessitar do uso de tinta, evita borrões na embalagem. O que traz uma redução de custos para pequenas empresas que desejam de diferenciar da concorrência. Da mesma forma, a maneira como o processo de personalização da embalagem ocorre dificulta a falsificação.
Outra vantagem é que este acabamento é bastante versátil, com várias maneiras de utilizar, a depender da estratégia. Por exemplo, você pode usá-lo tanto com o verniz UV ou com a laminação fosca.
Agora que você já aprendeu tudo sobre o relevo seco, ponha essas dicas em prática a partir de hoje para colher resultados incríveis! Gostou desse artigo? Então não deixe de acompanhar o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades da indústria gráfica.