Você já ouviu falar em impressão reticulada? Se ainda não conhece muito sobre o assunto, leia este artigo até o final para entender o porquê você deve se atentar a isso. Afinal, esse é um ponto importante para ter uma impressão de qualidade.
Portanto, vendo a necessidade do mercado e as dúvidas sobre a impressão reticulada, o nosso time da Âmago, criou este artigo para te ajudar a entender melhor sobre esse assunto. Confira a partir de agora, tudo o que você precisa saber sobre a impressão reticulada e as suas vantagens!
O que é a impressão reticulada?
Em primeiro lugar, vamos esclarecer o que é a impressão reticulada.
As retículas, nada mais são do que pequenos pontos que são distribuídos de uma maneira coerente para formar uma imagem. Esses pontinhos são bem pequenos e não é possível visualiza-los a olho nu na impressão, necessitando de uma lupa conta fios.
Além disso, dependendo da imagem, é possível notar detalhes como sombreamento, que dá muito mais profundidade e intensidade de cor na impressão offset.
Na indústria gráfica, existem 3 tipos de retículas, que são:
Retícula convencional
Muito utilizada em inúmeros materiais impressos, seus pontos formados podem variar de tamanho. Sendo assim, quanto menor o ponto, mais claro ficará a imagem pois irá aparecer mais do branco do papel.
Só é possível conseguir a cor desejada através do padrão CMYK e cada retícula possui um ângulo específico;
Retícula estocástica
Ao contrário da retícula convencional, a estocástica é distribuída de forma aleatória na chapa. Assim, o resultado final obtido possui mais detalhes nos meios tons, por outro lado, as graduações entre as cores ficam mais suaves.
Retícula híbrida
Este tipo de impressão reticulada é responsável por corrigir os problemas de tons deixados pela retícula linear. Da mesma forma, reduz a sensibilidade que a estocástica tem à variações.
Qual a importância da impressão reticulada?
Dê a devida importância à impressão reticulada, pois ela é importante na hora de definir a cor no impresso. Ou seja, ela irá do 0% ao 100%, que significa ir da folha em branco até a impressão totalmente chapada, dependendo do tamanho da retícula utilizada.
Além disso, os meios tons são formados através da escala de porcentagem. É preciso ter atenção no processo de desenvolvimento da arte a ser impressa para que seja na cor e tonalidade correta.
Na impressão offset, a cor é por meio da escala CMYK e cada uma das retículas possui uma angulação para formar todas as cores no impresso.
Quando usar a impressão reticulada?
Antes de mais nada, o designer deve ter em mãos, artes com boa qualidade para se iniciar o processo. Em seguida, o setor de pré-impressão deve preparar o arquivo e já deixar ele preparado para a impressão.
Dessa forma, serão enviadas provas digitais, ou prints, para que o cliente possa aprovar as cores, acabamentos, etc. Estando tudo certinho e aprovado, com certeza a sua impressão reticulada ficará linda!
Gostou desse artigo? Então, acompanhe o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades da indústria gráfica!
O nosso time vem criando um conteúdo relevante, a fim de que as suas vendas cresçam ainda mais!