Design de embalagem: O que é e qual a sua importância?

design de embalagem

Ao pensar no design de sua embalagem, lembre-se que o contato que o cliente tem com sua marca é através da sua embalagem. 

Sendo assim, uma embalagem bem feita, se torna o modo de identificação entre consumidor e você. 

Em outras palavras, mesmo que algum consumidor não conheça a sua marca, ele saberá mais sobre você através de uma embalagem bem elaborada. 

Então, o design de embalagem é extremamente importante, pois uma embalagem não é apenas usada como armazenamento ou transporte de produto, mas também um objeto que possibilita aos consumidores uma relação afetiva individual com o produto. 

Acompanhe a leitura para saber mais. 

O que é design de embalagem? 

Design de embalagem é uma vertente do design gráfico ou mesmo de design de produto. 

Um profissional chamado de designer de produto, trabalha com a forma da própria embalagem, no que diz respeito a sua ergonomia e estética tridimensional. 

Portanto, hoje o design de embalagens é considerado uma poderosa ferramenta de marketing, pois possibilita uma boa comunicação com o consumidor. 

Isso acontece através das informações sobre o produto e seu caráter no mercado, além de conter itens que possam chamar a atenção como:

  • cores fortes
  • tipo de fonte das letras usadas
  • formato da embalagem em relação ao produto

Tudo isso pode contar na hora de projetar uma embalagem de sucesso. 

Qual é a importância do design de embalagem?

Saiba porque fazer um bom design para sua embalagem é tão importante e conta tanto no resultado final. Confira:

A embalagem fala com o mercado

Como dito anteriormente, uma boa embalagem fala ao mercado e aos seus consumidores. 

Uma embalagem bem feita, transmite os valores da sua empresa e ainda, consolida sua identidade visual. 

Isso é muito bom para fidelizar seus clientes recorrentes e conseguir chamar a atenção de potenciais clientes. 

Praticidade pensando na experiência do consumidor

Ter praticidade na hora de abrir, e fechar se for o caso, deve ser considerada na hora da criação da sua embalagem.

Isso também faz parte da experiência do usuário com a sua marca. Portanto, leve isso em consideração no design da embalagem. 

O consumo do produto deve ser fácil. Além disso, facilite também o seu transporte. 

Personalização

A equipe de designers trabalha também em como seu produto será melhor transportado e armazenado. 

Dependendo do que for o seu produto, o design da embalagem tem que ser diferente para ser melhor transportado e não ter nenhuma danificação no produto.

Por exemplo, se o seu produto é mais pesado, talvez um papel cartão com uma gramatura maior seja mais interessante. Dependendo do tamanho, o design tem que ser diferente, o fundo da caixa, fechamento, abas, etc.

Enfim, cada produto é de um jeito e isso exige que o design das embalagens também sejam. É necessário que seja totalmente personalizado para o produto.

Enfim, para uma boa personalização da embalagem, que agregue valor a sua marca, ela não pode ser apenas bonita, mas também, atender certos padrões de higiene, praticidade e segurança. 

Portanto, você precisa contar com uma agência de qualidade na criação de artes e design de embalagens, mas também, contar com uma gráfica com experiência que possibilite a produção dessas embalagens totalmente personalizadas, do melhor jeito para cada produto, para cada cliente.

Por isso, conte com a gente para suas cotações. A Gráfica Âmago está no mercado há 30 anos, entendendo e atendendo as necessidades específicas de cada cliente. 

Entre em contato e solicite um orçamento conosco! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.