O que é o Hot Stamping? Descubra como e quando usar

hot stamping

Você certamente já viu e até mesmo teve algum produto onde o hot stamping foi utilizado. Seu uso é muito comum no mundo das embalagens. Porém, usá-lo de forma correta poderá te ajudar a se diferenciar da concorrência.

Entendendo a relevância desse assunto na indústria gráfica, nós da Âmago, escrevemos esse artigo com o intuito de contar tudo sobre essa técnica!

Portanto, se você ficou interessado e quer aprender mais sobre o hot stamping, acompanhe a leitura deste post com a gente!

O que é o hot stamping?

Antes de mais nada, nós vamos te explicar o que é esse acabamento e quando você deve usá-lo nas suas embalagens.

O hot stamping é um processo de impressão que traz um efeito metalizado nos materiais. Por exemplo, quem nunca foi comprar um perfume e viu que na embalagem, as letras estavam douradas? Isso é o hot stamping!

É uma técnica que contém muitos detalhes minuciosos. Além disso, não pode utilizar de qualquer forma.

Em outras palavras, para obter o resultado esperado, você deve procurar por uma gráfica especializada, como a Âmago, por exemplo. Nós temos um grande know-how na realização deste tipo de serviço com a qualidade que você merece.

Como funciona essa técnica?

O processo de hot stamping é muito similar a tipografia e muitos até pensam ser o mesmo processo, contudo, isso é um equívoco!

Apesar de serem parecidos, por conta da impressão em alto-relevo, o hot stamping consiste em submeter o conteúdo metalizado à pressão por uma chapa quente. Em seguida, a fita se desprende e adere ao material que será impresso e então, formará a frase ou desenho desejada.

Contudo, existem alguns fatores que você deve se atentar na hora de utilizar essa técnica:

  • Esteja atento para não inserir os encaixes muito detalhados para evitar deslocamentos ou sobrepor informações;
  • Os elementos devem estar em vetor para evitar a distorção da imagem;
  • Lembre-se que os elementos que receberão o acabamento aparecerão na máscara hot stamping diferenciando da arte gráfica. Uma legenda na arte para diferenciar é fundamental;
  • Não aplique esse acabamento em fontes muito pequenas ou finas, pois o clichê quente pode fazer a aplicação vazar. Portanto, procure usar fontes iguais ou maiores do que 8pt;
  • Não utilize detalhes muito finos na logo, porque se a linha for muito estreita no clichê, acabará impedindo que haja pressão suficiente da fita sobre o impresso. Assim, sem a pressão adequada, a tinta da fita não será colada da forma correta.

Onde utilizar o hot stamping?

Tudo vai da estratégia do seu time de marketing, de acordo com o tipo de produto embalado e qual o tipo de público pretender alcançar. Muitas empresas investem no hot stamping buscando dar um toque de elegância e sofisticação para as suas embalagens, trazendo mais valor para o produto.

Além disso, existem diversas cores de fitas. Assim, você será capaz de criar combinações personalizadas e atingir os mais diversos públicos. Por exemplo, uma excelente combinação é utilizar o hot stamping em uma laminação fosca. Assim, o contraste causado entre eles traz um apelo visual capaz de chamar a atenção dos clientes enquanto procuram um produto nas prateleiras.

Conclusão

Agora que você aprendeu tudo sobre o hot stamping, coloque em prática e veja os resultados acontecerem!

A gráfica Âmago atua há 30 anos na indústria gráfica criando embalagens incríveis para que você se diferencie dos seus concorrentes.

Deseja conhecer mais a fundo o nosso trabalho? Então, entre em contato conosco agora mesmo pelo telefone: (19) 3869-1554, (19) 3871-3088 ou pelo e-mail contato@graficaamago.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.