Você sabia que manter um bom controle de estoque de embalagem pode ajudar a sua empresa a vender mais? Isso porque, ficar com um produto “esquecido” pode prejudicar o faturamento do seu negócio.
Você quer saber como controlar melhor o seu estoque de embalagem e conseguir ainda mais vendas? Se sim, nós da Âmago preparamos este artigo para você, confira!
O que é um bom estoque de embalagem?
Antes de mais nada, é importante controlar o estoque de embalagem pois todo produto precisa ser embalado para garantir a sua segurança e durabilidade. Isso porque um produto em perfeitas condições contribui para uma boa experiência do cliente durante a sua jornada.
Porém, ter um estoque de embalagem com um grande volume parado pode prejudicar a capacidade de inovação e atração dos clientes. Isso acontece devido ao fato de que o valor investido em um estoque parado poderia ser utilizado para trazer melhorias nos produtos ou na própria embalagem. Além disso, o design das embalagens podem ser adaptados para campanhas em datas comemorativas, como Dia das Mães por exemplo.
Dessa forma, cuide bem do estoque para ter um bom fluxo de entrada e saída dos produtos e manter o design sempre atualizado.
Como gerir bem o meu estoque?
Conforme explicamos, o controle do estoque de embalagem é crucial para manter o seu negócio sustentável. Mas como realizar uma boa gestão?
Primeiramente, calcule qual foi o volume médio de vendas nos últimos 3 meses, bem como, qual foi a quantidade média de embalagens utilizado no mês com mais vendas. Além disso, é muito importante ter algumas embalagens a mais, para evitar que falte o produto durante uma boa época de vendas.
Por outro lado, caso as vendas não sejam boas dentro daquele mês, você pode inserir as embalagens que sobraram no pedido do próximo mês. Ou seja, imagine que uma loja de perfume peça 150 embalagens todo mês, porém, no último mês, somente 100 embalagens foram vendidas. No mês seguinte, pedirá apenas 100 embalagens.
Em outras palavras, para ter um bom controle de estoque de embalagem é preciso:
- Fazer os pedidos considerando a série histórica de vendas da sua empresa;
- Ter um controle do fluxo de entrada e saída dos produtos;
- Saber controlar o custo de cada estoque, para entender o quanto aquele estoque vale.
Como otimizar o estoque de embalagem?
Para ter uma boa otimização do controle do estoque, entenda que esse setor precisa “andar junto” das áreas de marketing e vendas.
Por exemplo, uma farmácia veterinária que costuma vender 300 embalagens de remédios para pulgas em um mês. Contudo, a equipe de marketing está trabalhando em uma promoção que aumentará as vendas em 25%.
Então, o setor de estoque de embalagem precisa analisar o percentual de vendas que essa campanha pretende alcançar e quais serão os pontos de venda. Dessa forma, poderá ser feito um pedido maior. Além disso, é possível personalizar as embalagens para atrair a atenção dos consumidores nessa promoção especial.
Agora que você já aprendeu como administrar o seu estoque de embalagem, nós desejamos que você tenha um crescimento exponencial nas suas vendas!
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