Conheça o processo de fabricação da embalagem em 6 etapas

fabricação da embalagem

A fabricação da embalagem requer mão de obra e máquinas especializadas, dada a delicadeza desse procedimento. O controle de qualidade faz parte da fabricação, e aparece em todas as etapas da mesma.

Você sabe como as embalagens são produzidas? Não?! Por isso, neste conteúdo, vamos explicar como a Gráfica Âmago trabalha. Confira!

1. Corte do papel 

Como fechamento de pedido e decidido como será a embalagem, a primeira etapa da fabricação da embalagem é na Guilhotina, uma máquina para pegar a folha inteira e cortar em diferentes formatos de acordo com a necessidade.

Essa divisão de formatos é importante para  otimizar a utilização de espaço no papel, para que não seja desperdiçado. Isso tudo depende do tamanho da embalagem a ser impressa e da montagem feita em cada folha.

Além disso, o corte também é importante na hora de alimentar as outras máquinas, sem que tenha algum problema

2. Impressão

Em segundo lugar vem a impressão offset. que é reconhecidamente um dos melhores métodos de impressão que temos no mercado. Assim sendo, é o sistema mais utilizado no mundo, tido como o mais popular principalmente pela qualidade e ótimo custo-benefício.

No caso, a impressão acontece com base na repulsão natural entre água e óleo, sem ocorrer contato direto com a matriz – algo muito diferente dos métodos anteriores de impressão.

Nesta etapa, utiliza-se os CTPs, que são chapas de alumínio gravadas com as imagens desejadas para a impressão.

3. Acabamentos

Após a impressão, temos a etapa de acabamentos. Aqui depende da solicitação do cliente e quais acabamentos ele deseja utilizar.

Ou seja, se a embalagem for receber verniz UV, ela precisa passar pela máquina específica para passar o verniz e secar. No caso de hot stamping ou relevo, são feitos por uma máquina específica. 

Sendo assim, cada acabamento tem sua peculiaridade e formas diferentes de se aplicar. Para conhecer mais tipos de acabamentos e saber mais sobre eles, temos um post especial pra você. Basta clicar aqui e ir direto para ele.

4. Corte e Vinco

Esta etapa diz respeito aos locais da embalagem onde a máquina cortará e onde terá as dobras e vincos da caixa. A máquina nesta etapa faz o corte de acordo com o risco de faca, que em outras palavras seria o contorno da embalagem,  e vinca nas regiões com dobras para que o cliente monte a caixa.

A precisão e o cuidado são elementos importantes nesse momento, assim como o controle de qualidade do equipamento, para que seja feito na medida correta e sem nenhum defeito.

5. Destaque 

Nesta etapa, as embalagens já foram impressas, receberam os acabamentos, foram cortadas e vincadas, mas as embalagens ainda estão na folha inteira. É preciso retirá-las das folhas. 

Portanto, é nesse momento que destacam as embalagens, para que passem para a etapa final de fabricação que é a colagem.

6. Colagem

Por fim, o último estágio da fabricação da embalagem, é a colagem. Com cada unidade impressa, tratada com acabamentos, recordada e separada, partimos para o colagem das embalagens, etapa que dá volume às peças.

Nesse momento elas são colocadas na cartucheira, uma máquina específica que pega cada unidade, passa um pouco de cola nas abas que deverão ser coladas, e pressiona uma aba com a outra para que a cola pegue bem e segure bem.

Pronto! Suas embalagens estão prontas para o envio, para embalar seus produtos e prepará-los para a comercialização.

Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco que será um prazer conversar contigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.