A embalagem é um dos elementos que mais contribuem para uma boa experiência do cliente. No fim das contas, ela é o primeiro contato entre o consumidor e o produto, por isso tem um papel fundamental na tomada de decisão do cliente.
Além disso, uma embalagem bem planejada ajuda o consumidor na hora de encontrar seu produto na gôndola. Da mesma forma, também auxilia na identificação rápida de seus produtos, propiciando compras rápidas e menos complexas.
Por fim, a embalagem também traz diversas informações sobre o item, ou seja, permite ao cliente verificar se o produto é o certo para ele, evitando frustrações na hora de usá-lo.
Quer saber mais sobre o tema? Leia até o final!
O poder da primeira impressão
A primeira impressão é a que fica, e quando falamos em disputar a atenção dos consumidores, esse ditado ganha ainda mais força.
Imagine a seguinte situação: em uma garrafa, está o melhor vinho do mundo, mas em uma péssima embalagem; em outra embalagem, muito melhor que a primeira, há um vinho ruim, avinagrado, em uma garrafa similar. Supondo o mesmo preço, qual deles você acha que vai levar o consumidor à compra? Com certeza será o segundo.
Ou seja, no primeiro momento, a embalagem suprime a diferença de qualidade dos produtos, pois o consumidor ainda não conhece o produto, as únicas informações que ele tem é o que está na embalagem. Por isso, deve ser trabalhada com atenção para que a experiência do cliente nesse primeira contato seja a melhor possível.
A facilidade em encontrar seu produto na gôndola
A embalagem também tem um poder incrível: ela destaca seu produto na gôndola. Aliás, existem padrões de cores e formatos utilizados nas embalagens, que tem um certo “arquétipo”.
Ou seja, os produtos de higiene pessoal femininos, por exemplo, tendem a ter as cores rosa, vermelho e branco, assim como formas circulares e suaves no design. Se o seu produto for para o público masculino, mas você usar os padrões do público feminino, então será bastante difícil encontrar seu produto na gôndola.
Além disso, vale dizer que existem chances de que mulheres comprem seu produto, que originalmente atende o público masculino. Nem precisamos dizer que isso causa uma péssima experiência do cliente, não é verdade?
As embalagens como parte dos produtos
Muitos empreendedores simplesmente não entendem isto: a embalagem faz parte do produto. De fato, ao comprar o produto o cliente também leva a embalagem para casa, confirmando a afirmação anterior.
O que realmente precisamos entender são as implicações disso. Para o cliente, levar uma embalagem bonita e bem feita é algo importante e que ele leva em conta. Isso é um grande ponto diferencial competitivo em relação aos outros produtos.
Entrega de informações relevantes
Por fim, as embalagens estão longe de ser apenas um “rostinho bonito” para seus produtos. Na verdade, esses itens também atuam transmitindo informações relevantes para os consumidores, e isso precisa ser explorado.
Fora as informações previstas em lei, é interessante dar exemplos de uso do seu produto, especificações extras e até mesmo a origem dos componentes do item.
Tudo isso de uma maneira bem simples e clara, para que facilmente o consumidor consiga entender as informações mais importantes.
Viu como seu negócio pode se beneficiar bastante de boas embalagens?
Para mais conteúdos como este, fique sempre ligado em nosso blog!
Para um orçamento da sua embalagem, clique aqui e solicite agora mesmo!