A força de sua marca passa pela criação de uma embalagem de qualidade. Que transmita seu conceito e sua identidade visual. Afinal, ela é o primeiro contato que o cliente vai ter com sua marca. Uma embalagem fácil e de qualidade tem o poder de encantar o cliente.
Portanto, dar a ela a atenção que merece pode ser o diferencial para o sucesso de sua empresa com os consumidores.
Pensando nessa importância, elaboramos este post para te mostrar porque criar uma embalagem fácil, em que o consumidor não tenha dificuldade em abrir, fechar, carregar, etc. Boa leitura!
A importância de criar uma embalagem fácil
A criação de uma embalagem fácil e de qualidade passa por alguns requisitos, como a experiência do consumidor.
Por exemplo, se uma embalagem não é funcional ou difícil de transportar, ela não vai cair nas graças do seu público e não será mais consumida.
Pensar em algo funcional é primordial para uma experiência bem sucedida.
Uma embalagem de qualidade precisa ser fácil de usar, de abrir, e de fechar se for o caso, sem muitos apetrechos ou lacres que atrapalhem a experiência do consumidor com a sua marca.
Neste caso, menos é mais. Pensar em uma embalagem complexa, para tentar chamar apenas a atenção de clientes, pode mais atrapalhar que ajudar.
O que realmente agrega valor e atrai consumidores com as embalagens, não é a sua complexidade e sim alguns outros requisitos como por exemplo:
- qualidade do material
- resistência do material
- estética, tanto quanto o design
- a própria praticidade.
Você pode se perguntar agora:
“Mas não é justamente para chamar a atenção?”.
A resposta é sim, com certeza. Mas não é isso que vai chamar a atenção do consumidor. Não quantas abas possui, se ela possui muitos lacres e precisa pra abrir ela.
É preciso pensar em algo atrativo aos olhos do cliente. Ao invés disso, ele terá uma péssima experiência quando for consumir e irá afastá-lo de você e de seus produtos.
São conceitos ligeiramente diferentes.
O design de embalagem como ferramenta
Agora, para ajudar você a criar uma embalagem fácil, é interessante contar com um bom design.
Design de embalagem é uma vertente do design gráfico que trabalha com a forma da mesma, no que diz respeito a sua ergonomia e estética.
Ao criar uma embalagem que seja fácil, prática e facilite o consumo do seu produto, é necessário seguir algumas dicas.
1. Material da embalagem deve ser de qualidade
É preciso refletir como o seu produto será transportado e armazenado.
Por exemplo, se o seu produto é um remédio veterinário, talvez seja melhor usar uma caixa em papel cartão por não precisar ser um tamanho muito grande. Isso facilita o transporte e o manuseio.
2. Praticidade e funcionalidade
Seu produto é um produto que pode ser usado e armazenado depois de aberto? Essa é uma ótima oportunidade para aplicar o que aprendemos hoje sobre a praticidade de uma embalagem fácil.
3. Design atraente
Como dito acima, ser atraente é diferente de apenas chamar a atenção do cliente.
Ter uma embalagem com suas cores, fonte das letras que atraem para o seu nome e o formato são alguns agregadores de valor.
Viu como pensar em uma embalagem fácil e prática pode levar um tempo?
Por isso, conte com profissionais que atendam às suas necessidades. Assim, você foca em seu negócio para não parar de crescer.