Verniz UV x Laminação: Qual acabamento usar na embalagem?

verniz uv x laminação

Você certamente já ouviu falar sobre esses acabamentos: verniz UV x laminação. Há um tempo atrás, nós escrevemos um artigo sobre 9 tipos de acabamentos utilizados na indústria gráfica. Porém, hoje nós vamos falar, especificamente, desses dois tipos de acabamentos que possuem um alto padrão de produção e de qualidade.

Apesar de serem “queridinhos” no mercado, muitas pessoas se perguntam qual deles é o melhor, verniz UV x laminação?

A verdade é que não existe um tipo de acabamento melhor, apesar disso, eles possuem diferenças que podem ser significativas para a sua embalagem. Entenda agora a diferença entre esses materiais. Acompanhe o texto.

Verniz UV

O acabamento de verniz é um dos mais requisitados do mercado, ele é responsável por brilho e proteção.

Esse acabamento deixa o impresso, total ou parcialmente, brilhante. Sendo assim, ele costuma ser utilizado na fabricação de muitos materiais impressos, trazendo cores mais vivas, juntamente com a proteção do impresso durante o manuseio.

A camada de verniz é normalmente aplicada após a impressão em papel cartão e a sua secagem é feita através dos raios ultravioleta. Logo, ele também se chama verniz UV.

Vale lembrar que a aplicação do verniz não impede que o impresso seja rasgado, bem como, ele não altera a gramatura do papel. Portanto, tenha em mente esses fatores antes de contratar qualquer empresa para aplicar esse acabamento nos seus impressos.

Laminação Fosca

Este tipo de acabamento traz ao seu impresso um toque de sofisticação oposto do verniz uv, pois ele traz um efeito fosco. Aplicam no papel uma camada plástica no cartão, dando esse efeito, protegendo a impressão de arranhões e manchas.

Além disso, com a laminação, você pode explorar diferentes acabamentos para acompanhar a laminação, principalmente acabamentos que dão um contraste com ela. Por exemplo, como ela possui esse efeitos fosco, é possível utilizar um verniz uv localizado em algumas partes importantes para ressaltar na embalagem, ou então utilizar fita de hot stamping.

Dessa forma, você melhora e gera ainda mais valor sobre seu produto. Mas consulte um especialista para saber mais e para ele te direcionar em quais acabamentos utilizar e como fazer essas combinações.

Quando usar cada acabamento?

Não existe um melhor do que o outro quando falamos de verniz UV x laminação, cada um tem uma função e intenção. Como vimos, é possível até mesmo trabalhar conjuntamente.

Porém, o verniz UV na maioria dos casos acaba sendo mais simples, versátil e com valor mais acessível, por esse motivo esse tipo de acabamento acaba sendo mais utilizado.

Por outro lado, pode-se utilizar a laminação em embalagens mais sofisticadas que requerem mais resistência para inserir produtos mais sensíveis como perfumes por exemplo.

Agora que você aprendeu sobre as principais diferenças entre verniz UV x laminação, use essas informações para escolher com sabedoria o acabamento da sua embalagem.

Gostou desse artigo? Se sim, não deixe de nos acompanhar pelo nosso blog e ficar por dentro de tudo o que rola na indústria gráfica. O nosso objetivo é criar conteúdo relevante sobre esse universo para que você se mantenha informado e cresça de maneira exponencial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.