No mundo das gráficas, o verniz para embalagens é um dos acabamentos mais utilizados para trazer maior proteção à embalagem, obter brilho ou efeito fosco.
Porém, vale ressaltar que existem vários tipos de verniz e suas aplicações, cada um com propriedades e composições próprias.
Neste conteúdo, vamos apresentar do que é feito o verniz, porque é utilizado nas embalagens e quais os principais tipos empregados nas gráficas. Continue a leitura até o fim!
O que é verniz?
O verniz é um produto bastante conhecido por quem trabalha com embalagens, dado que, devido às suas qualidades, as gráficas conseguem aplicar nas mais diversas ocasiões, sobretudo para selar materiais.
Ele é feito à base de resinas, que podem ser tanto naturais quanto artificiais, de coloração transparente e costuma levar aguarrás e secantes em sua composição.
Por que é usado nas embalagens?
Quando falamos em embalagens, este produto oferece três grandes benefícios:
- confere profundidade à arte estampada na embalagem;
- proporciona um brilho bastante chamativo, que reflete parte da luz incidente;
- protege o material da embalagem, tornando-o mais resistente à fricção e umidade.
Agora que você sabe mais sobre o verniz, vamos apresentar os mais utilizados na indústria gráfica.
Quais são os tipos de verniz para embalagens?
No dia a dia das gráficas, são usados 5 vernizes e/ou técnicas de aplicação de verniz, sendo eles:
Verniz UV
O verniz UV é o material padrão aplicado nas embalagens. Seu grande diferencial é o brilho e profundidade que proporciona, causados ao refletir a luz.
Ou seja, esse material, quando colocado sobre a embalagem, costuma filtrar a luz, diminuindo a coloração que está por baixo. Isso gera um contraste bastante elegante ao item.
Verniz Localizado
O verniz localizado nada mais é que o UV só que aplicado apenas em alguns locais da embalagem. Seu uso rotineiro ocorre no título do produto ou na logomarca, conferindo brilho e destaque extras à essas regiões.
Recebe o nome de verniz localizado porque aplicam ele somente a uma região determinada da embalagem, com o intuito de destacá-la das demais partes.
Verniz Base D’água
O verniz à base de água é uma opção mais barata mas que não deixa a desejar no quesito de proteção.
O verniz à base de água tem como principal característica a durabilidade, que chega a ser 300% maior que o verniz convencional, tendo uma resistência extra ao atrito.
Verniz Skin
O verniz skin é necessário quando falamos em cartelas skins. No caso, o verniz serve para fixar a “bolha” de plástico na cartela de papel cartão..
Usa-se o nome “skin” porque a selagem do produto nessa interface se dá por sucção à vácuo. Para ocorrer esse processo, as cartelas precisam de um verniz específico.
Verniz Blister
Por fim, o verniz blister segue a mesma ideia do verniz skin: ele é empregado nas cartelas blisters, que o que difere da cartela skin, é que não possui esse processo de sucção à vácuo, então a “bolha” de plástico carrega o formato do produto.
Gostou deste conteúdo? Veja mais materiais como este em nosso blog!