Você sabe qual é a relação entre a gramatura x resistência da sua embalagem? Já imaginou como isso pode impactar a sua empresa?
Não se preocupe, pois podemos ajudar você!
Para sanar essa dúvida, a Âmago criou este artigo para que você consiga entender a relação entre gramatura x resistência. Portanto, leia, até o final, este conteúdo que nós preparamos para você!
O que é a gramatura?
Em alguns casos, as empresas não sabem qual é a melhor gramatura para criar a sua embalagem. Portanto, nós vamos começar explicando sobre o que é a gramatura, ok?
Ela se refere ao peso de cada folha de papel. Logo, se você quiser saber qual a gramatura ideal para o seu projeto, use a fórmula g/m². Por exemplo, um papel duplex 240 equivale ao peso de 240 gramas.
Porquê entender sobre gramatura é importante?
Quando você vai escolher um papel para impressão, esteja atento a gramatura dele. Afinal, se ela não for adequada, isso irá impactar no resultado do produto final.
A gramatura influencia em muitos aspectos na criação da embalagem, como o acabamento, a qualidade do impresso e o seu preço final. Além disso, antes de pedir a impressão das cópias, peça uma amostra do cartão à gráfica para entender se é a gramatura ideal.
Gramatura x resistência
Durante um bom tempo, as pessoas acreditavam que um papel com mais gramatura era mais resistente. Por conta disso, muitas empresas optavam por comprar papeis de maior gramatura com o intuito de proporcionar mais segurança durante o transporte desse material.
Entretanto, a resistência da embalagem é atribuída à compressão que ela é capaz de suportar. Afinal, é ela que está relacionada, de maneira direta, com o peso que o produto irá suportar no empilhamento. Porém, isso não significa que você não possa usar a gramatura como referência para entender o quanto o papel é resistente. Apenas tenha em mente que ela não é um fator determinante para entender o quão resistente ele é.
Por conta do avanço tecnológico que afetou tanto os materiais como os equipamentos, você pode encontrar papéis mais resistentes e, ao mesmo tempo, mais leves. Com isso, é possível que o transporte seja mais simples, devido ao fato do peso da carga ser menor.
Outra variante também são as diferentes marcas de papel. As vezes, papeis de diferentes marcas mas com a mesma gramatura, possuem resistência diferente. Por isso a gramatura não deve ser um fator determinante.
Qual a melhor gramatura para embalagens?
Basicamente, não existe uma gramatura que seja melhor ou pior do que outra, o que existe é uma gramatura ideal para manter a resistência da sua embalagem. Para entender como fazer essa escolha corretamente, considere o tipo de embalagem que está sendo comprado e qual o tipo de produto que irá dentro.
Hoje, você aprendeu sobre a relação entre gramatura x resistência, ponha em prática agora mesmo!
Gostou desse artigo? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog para ficar sabendo, em primeira mão, de todas as novidades da indústria gráfica e criação de embalagens.
O objetivo da Âmago é te ajudar a criar embalagens irresistíveis para que a sua empresa se destaque no mercado.