Uma das funções da embalagem é chamar a atenção dos consumidores. Embora pareça um processo simples, na verdade requer bastante estudo e análise de mercado. Mesmo embalagens maravilhosas podem não ser efetivas, a depender do segmento de mercado.
Todo segmento possui um padrão de embalagem. Não pense nesse padrão como um limitador, mas sim como uma forma de melhorar a performance de seus produtos.
Neste conteúdo, vamos passar 5 dicas práticas para ter uma embalagem bastante chamativa. Vamos lá!
1. Embalagem funcional chama mais atenção
A embalagem precisa ser feita de materiais resistentes e recicláveis. Além disso, ela deve ir além de apenas embalar o produto, deve proteger o item em seu interior, se tornando uma peça funcional.
As embalagens de perfume por exemplo, mostram o que queremos transmitir aqui: algumas delas possuem estruturas de papelão que servem para absorver impactos.
Entretanto, embalagens com design de presente também chamam a atenção, ainda mais se isso for característico dos seus clientes.
2. Use as cores de sua empresa
Sua empresa deve tomar cuidado com as cores que usa nas embalagens. Afinal, o branding (reconhecimento de marca) é um dos pilares do marketing de seu negócio, e não pode ser deixado de lado.
Por isso, priorize utilizar as cores da identidade visual da marca. As cores são uma forma de identificar a marca de um produto, e os consumidores sabem muito bem disso. As cores são rapidamente associadas à marca.
3. Seja coerente com seu segmento de mercado
Cada segmento de mercado trabalha com um padrão de embalagem. Alguns são simples, usando uma cor uniforme e o nome da marca em uma faixa horizontal. Outros segmentos trabalham com embalagens sofisticadas e brilhantes, como as de perfume.
Os formatos de um segmento não são por acaso: existem muitas pesquisas de mercado por trás de cada um deles. Dessa forma, jamais negligencie esse formato.
4. Deixe as informações claras
A embalagem do produto precisa transmitir a principal ideia e função do produto com clareza. Muitas vezes o cliente não sabe exatamente o que irá comprar e está a procura de uma solução para o seu problema. Deixar essa solução bem evidente na embalagem pode ser decisivo na compra.
Você pode fazer isso através de um bordão, como por exemplo “limpeza profunda de azulejos é com o produto X”. Uma pequena lista com as principais aplicações também pode ajudar na decisão de compra do consumidor.
5. Aproveite os contrastes das cores
Você acha fácil ver uma maçã vermelha em cima de uma mesa branca? Isso acontece por causa das cores envolvidas, que destacam a maçã da mesa. O mesmo vale para produtos em uma estante.
Por isso, se seus produtos tiverem as mesmas cores que os demais, eles vão se misturar e, por consequência, diluir a probabilidade de serem vendidos, se pegos ao acaso. Nessa situação, quebrar o padrão de cores de seu segmento pode ser uma jogada de mestre!
Agora que você sabe dessas dicas, está pronto para elaborar embalagens que vão chamar muita atenção do consumidor.
Quando terminar de elaborar a embalagem, conte com a gente para produzi-la em altíssima qualidade. Solicite um orçamento que iremos entrar em contato contigo.
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