Diferenciar as embalagens é essencial para destacar qualquer produto. Quando falamos em gôndolas de mercado, elas atuam como um diferencial competitivo para sua marca, disputando espaço com os diversos concorrentes todos os dias.
Uma ótima embalagem é muito benéfica para a marca: ela ajuda a atrair a atenção dos consumidores, traz informações sobre o produto e aumenta o valor percebido pelo consumidor.
Sendo assim, vamos discutir a importância de diferenciar as embalagens de seus produtos, apontando os principais benefícios dessa prática. Continua a leitura!
Ajuda os consumidores na hora da compra
As embalagens têm como uma de suas principais funções auxiliar os consumidores durante a compra. É por isso que existem tantos padrões no mercado: as embalagens de pasta dental sempre seguem o formato de paralelepípedo, com cores azuis, vermelhas e verdes, por exemplo.
Itens “premium” carregam cores chamativas e imagens em relevo, assim como possuem embalagens mais brilhantes e artes que os destacam dos demais.
Portanto, a embalagem é o primeiro contato entre sua marca e o consumidor. Nesse caso, quanto mais informações forem passadas nesse primeiro momento, melhor para sua marca. Ter uma embalagem para cada produto evita confundir os clientes.
Destaca sua marca dos concorrentes
Já comentamos sobre o poder das embalagens de destacar seus produtos. Mas não falamos nada sobre como ter uma embalagem para cada produto torna sua empresa mais competitiva.
Tudo se resume a um problema de estatística: quanto mais embalagens chamativas sua empresa possui nas gôndolas, maiores as chances de um consumidor comprar seus produtos.
Além disso, a variação nas embalagens equivale a disputar mercado consigo mesmo, que é muito melhor do que disputar com outras empresas.
Cria contraste entre seus próprios produtos.
O contraste nada mais é do que criar destaque com base na composição de cores. Um ótimo exemplo de contraste são as páginas dos livros, que geralmente tem fundo branco (ou cores claras) e letras escuras.
Quando você cria esse efeito entre seus produtos, os clientes conseguem diferenciar seus produtos e perceber a variedade de soluções que sua marca entrega. Se não houver variação, todos os produtos serão parecidos e os clientes podem nem explorar as diferenças entre eles, pois pensarão que são a mesma coisa.
Agrega mais valor aos produtos
A embalagem tem um potencial enorme de agregar valor aos produtos. E isso pode ser feito de diversas formas, inclusive com diferentes versões de embalagens.
Além disso, adicionar acabamentos à embalagem, como texto em relevo e hot stamping dourado, aumenta a percepção de valor dos clientes para com seu produto.
Demonstra profissionalismo
Por fim, diferenciar as embalagens de seus produtos demonstra que sua empresa é madura e profissional.
E isso faz bastante sentido, não é verdade? Usar uma mesma embalagens para vários produtos só mostra que a marca é nova no mercado, ou então não entende como deve disputar a atenção dos consumidores nas gôndolas do mercado.
Se você precisa diferenciar suas embalagens, entre em contato com a gente que nós vamos adorar te ajudar!